Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Quais os Melhores Tecidos de Crepe para Vestidos de Festa

Oi tudo bem? Eu sou a Camila Nishida e nesse artigo nós vamos falar sobre quais são os melhores tecidos de crepe para vestidos de festa, mais especificamente aquele crepe um pouco mais pesado, para um vestido que você quer caimento e movimento.

Esses tecidos podem ser sim usados ​​para outras peças, não apenas para vestidos de festa, e a gente vai falar tudo sobre eles nesse vídeo.

Se preferir, você pode assistir este conteúdo dando play no vídeo abaixo:

Conheça as opções de Tecidos de Crepe no site da Maximus Tecidos – Aperte Aqui!

O QUE SIGNIFICA O NOME CREPE?

O nome “crepe” vem do francês “crespo” que diz respeito principalmente a textura do tecido, mas hoje em dia com toda a tecnologia da industria têxtil, não necessariamente esses tecidos irão apresentar essa granulosidade, como os crepes de verão por exemplo, e as vezes essa textura vem no lado avesso do tecido e a superfície dele vem lisa e acetinada.

A principal característica do crepe é a trama de fios, natural ou sintético, por isso uma grande variedade de tecidos é considerada crepe.

Saiba mais sobre o tecido crepe clicando aqui!

CREPES NA MODA FESTA

Então a gente tem uma variedade de tipos de crepe diferentes no mercado e nesse artigo iremos falar um pouquinho sobre as diferenças deles, mas focando nos crepes mais pesados.

Esses crepes mais pesados, são tecidos mais encorpados, perfeitos para fazer vestidos de festa com uma saia rodada, ou um vestido com saia de prega, saia franzida ou uma saia godê. Ele não vai dar volume e não vai armar, o crepe não é o tipo de tecido que vai te proporcionar saias volumosas, para saias volumosas você precisa de tecido com muita estrutura como zibeline e o tafetá por exemplo.

O Crepe vai te dar uma saia com movimento, e no caso desses crepes mais pesados ​​uma saia que cai e fica com esse movimento conforme você anda, mas que é uma saia mais pesada.

Esse tipo de crepe mais pesado é muito versátil porque além de poder ser usado para vestidos com uma saia mais redonda você também pode usar para vestidos de festa longo, que são mais justinhos no corpo então um vestido estilo sereia, ou um vestido de corte reto mas que é longo.

Falando especificamente aqui dos vestidos de festa, esses crepes mais pesados ​​dão um caimento muito bonito por quê ele não marca tanto o corpo por ser mais encorpado como a parte de cima do vestido aonde envolve busto e decotes. Esses crepes mais pesados, ​​principalmente se você fizer ele forrado com um acabamento embutido, irá te proporcionar um decote muito bonito que fica no lugar, ele não é um tecido que vai ficar deslizando porque ele é um tecido realmente assim mais encorpado.

CREPES NA MODA CASUAL

Saindo da moda festa, e indo para uma moda mais casual os crepes mais pesados ​​também são ideais para fazer vestido estilo tubinho, aquele vestido secretária, que é o estilo de vestido que desenha mais o corpo que vai ter um recorte que vai ter uma pence, ou mesmo a saia secretária, esse tipo de crepe fica muito bonito para essas peças principalmente se você está buscando uma peça que tenha um leve brilho acetinado.

Esse tecido também pode ser usado para fazer blusinhas, shorts, alguns tipos de calça até uma calça de corte reto, uma calça de alfaiataria ele também fica muito bom por ser espesso. Porém aqui você vai precisa analisar se você quer esse brilho acetinado que o crepe traz. Se você não quiser você tem a opção de usar-lo do avesso.

Daí para você que quer fazer uma roupa mais casual sem brilho, opte por fazer com o lado avesso para fora, e não se preocupe, que ninguém vai saber que tá do avesso, porque o tecido é tão bonito quanto, e vai lembrar bastante o tecido de alfaiataria mais encorpado e você não vai perder o conforto porque a parte de dentro dele, que daí no caso a gente tá falando da parte acetinada, vai ficar em contato com a sua pele, e é super macio. Então ele é muito versátil também porque traz essas duas possibilidades para quem quer o brilho usa com o lado acetinado para fora, para quem quer o opaco usa com o lado avesso para fora.

CREPE DIOR

O Crepe Dior é um crepe que tem um brilho muito elegante, muito bonito, um brilho acetinado, que até lembra como se tivesse alguns fios de seda na composição, que nesse caso não tem, ele é 100% poliéster mas a estética dele, o efeito que esse brilho do crepe dior traz quase lembra fios de seda.

Maximus Tecidos Quais os Melhores Tecidos de Crepe para Vestidos de Festa maximus tecidos Clube da Costureira 600x300

Na minha opinião esse crepe é um dos crepes mais bonitos que a gente tem e também um dos mais versáteis, porque da para fazer todos os tipos de vestidos, dos mais justos aos mais rodados e ele dá um caimento perfeito.

Então para você que quer um brilho acetinado diferenciado o Crepe Dior é uma ótima opção! Ele é um dos crepes de valor mais agregado que a gente tem, isso é justamente pela qualidade do tecido, porque ele é um tecido que não puxa fio com facilidade, é um tecido que não desbota e que tem uma ótima durabilidade.

Se você tem um Ateliê que trabalha com vestidos de festa um vestido de Crepe Dior perto de outros crepes ele chama muita atenção da sua cliente, eu tenho certeza disso porque é mesmo um tecido diferenciado.

CREPE PASQUALE

O Crepe Pasquale é ainda mais encorpado que o Crepe Dior, sendo um dos crepes mais pesados ​​que a gente tem.

Com esse tecido é possível costurar todos os modelos de vestido e inclusive dá para você ir além, e fazer alguns modelos de calça, porque ele é um tecido que não tem transparência e que não precisa de forro. O Crepe Pascoal é uma ótima opção se você quiser fazer por exemplo um conjuntinho com uma blusa e uma calça de corte reto, seja do lado acetinado ou do lado opaco esse crepe é um ótimo tecido para esse tipo de peça, e prós vestidos de festa também.

CREPE MADAME

O Crepe Madame também é uma opção de crepe um pouquinho mais incorporado, tem um caimento com movimento mas é mais leve que o crepe Pasquale.

Esse crepe tem uma característica que você vê de longe que é o brilho, é um brilho muito mais evidente e que chama muita atenção. Ele não é um brilho tão discreto, como do Crepe Dior por exemplo.

Se você precisa e deseja um vestido realmente mais brilhoso, o crepe Madame é uma ótima opção, e em termos de caimento ele é muito semelhante aos outros também.

CREPE VERSAILLES

O Crepe Versailles também entra nessa categoria de crepes mais encorpados, mas esse é um crepe diferenciado, pois ele lembra muito o cetim.

Primeiro por causa da superfície dele que é totalmente acetinada lembrando quase aquele acetinado da seda, porém é um tecido 100% poliéster, mas esse acetinado é muito característico da seda, e isso reflete muito no toque do tecido, porque o Crepe Versailles tem um toque “gelatinoso/escorregadio”. Então se você imagina isso numa saia mais rodada de um vestido, você consegue imaginar ali também o movimento.

Ele é um crepe de caimento muito bonito inclusive para sua cliente que chega no seu atelier pedindo um vestido de cetim crepe Versalhes é uma ótima opção.

MAIS DETALHES SOBRE ESSES TECIDOS

Ah mas Camila crepe não é cetim! No vídeo de cetim até eu falei bastante sobre isso, mas acho importante trazer aqui novamente.

Quando um cliente chega até você no seu atelier, ela normalmente traz uma foto, de uma peça que ela quer, uma referência de uma foto que ela viu nas redes sociais, no Pinterest, e nessa foto se ela tiver um tecido um pouco mais acetinado e brilhoso a cliente pode falar que ela quer um vestido de cetim.

Porém muitas vezes se você buscar apenas por cetim, você só irá encontrar cetim de forro ou um cetim que não tem tanta qualidade para fazer um vestido de festa. E é aí que os crepes acetinados, como a maioria desses que eu estou falando aqui nesse artigo funcionam super bem!

Alguns com mais brilho, outros com menos brilho. O Crepe Dior por exemplo tem um brilho diferenciado, já o Crepe Versailles tem um brilho que lembra literalmente o do cetim, então para aquela cliente que quer um vestido de cetim o Crepe Versailles é uma ótima opção, porque vai dar tudo que ela quer, vai dar o caimento do cetim e principalmente o brilho do cetim, que é a principal característica.

O Crepe Pasquale, o Madame e o Versailles são mais encorpados, mas existem outros e existem com outros nomes. E falando do resultado final do vestido, ou seja da blusa, da calça e de outra peça que você vai fazer, eles proporciona um resultado muito parecido.

O Pasquale é mais encorpado e mais pesado, mas não vai mudar o caimento em termos de resultado final, então é importante você saber disso porque na hora de fazer a compra do seu tecido, às vezes você não encontra no Crepe Dior aquela cor exata que você quer, mas encontra no Crepe Versailles, e daí você sabe que em termos de caimento ele vai te atender da mesma forma, e tem a cor que você quer.

Eu sei que são muitos nomes diferentes e se vocês procurarem em outras lojas de tecido vocês vão encontrar outros outros nomes mais diferentes ainda, porém o que acontece gente é que são tecidos diferentes, onde mudam a gramatura, mudam as características de brilho as características de quantidade de fios, e por isso eles preciso ter nomes diferentes. Imagine se a gente vendesse todos os tipos de crepe que a gente tem aqui na Maximus Tecidos apenas pelo nome crepe, ia ser muito confuso você não ia conseguir diferenciar, a gente internamente aqui também não ia conseguir diferenciar, então é necessário que cada vez que chega um crepe diferente a gente batizar ele com um nome que faz referência as características que aquele crepe tem.

Inclusive nenhum nome tá aqui por acaso, então quando eu falo Crepe Versailles, Crepe Dior, em outros casos temos o Crepe Valentino, nomes de grandes estilistas não é à toa que ele recebe esse nome, tem tudo a ver com a elegância desse tipo proporciona. Para vestidos de festa é um tipo de tecido que vai ser clássico, que você não vai errar. Entendendo o resultado final que você quer com sua peça você vai escolher o crepe que mais atende então aquelas características que você ou que seu cliente quer.

QUAIS TIPOS DE FORRO PARA USAR COM CREPES DE FESTA?

Sobre forro é muito importante você escolher também o forro adequado para esse crepe. E existem alguns tipos de forros que são assim “universais”, que podem ir com praticamente todos os tecidos, o caso da helanquinha é uma delas. A malha helanca também pode ir de forro para um crepe como esses que falei nesse artigo, só que se você quer um forro com mais fluidez para acompanhar por exemplo o caimento do Crepe Versailles que é um crepe com bastante acetinado com aquele caimento que quase desliza às vezes uma malha helanca muito encorpada não vai fechar legal com esse vestido, nesse caso você precisa usar um próprio um crepe mesmo um crepe lorraine, ou um crepe nuage que são crepes bem leves e bem fluídos. Ou então opte por uma malha helanca mais fininha, uma malha segunda pele, porque vai acompanhar esse caimento da saia.

Já para outros crepes como o Pasquale e o Dior que são mais encorpados que o próprio Versailles você pode usar sim a helanca ou algum outro forro que você já está acostumado porque quando a gente fala de vestidos de festa também muitas costureiras de longa data já tem os seus forros queridinhos e já sabem de acordo com a modelagem que vai fazer e com a costura dos acabamentos que tipo de forro fica legal colocar.

Para um crepe mais leve usar forros mais leves para um crepe com mais movimento usar forros com mais movimento e para crepes mais encorpados daí você acaba tendo mais liberdade podendo usar helanca ou outros forros também mais encorpados, o importante é você entender que esse tipo de crepe não é o tipo de crepe que vai armar a saia do vestido e sim vai dar bastante caimento, mesmo que são crepes mais pesados.

Agora que você conhece mais sobre os tipos de crepe ideais para moda festa, eu quero que você me conte aqui se você já usou em suas criações e se você gosta também. Compartilhe suas experiências e dicas nos comentários!

Não esqueça de curtir e compartilhar este artigo, e para mais conteúdos sobre costura e moda, siga a Maximus Tecidos no Instagram e inscreva-se em nosso canal no YouTube. Até o próximo artigo!

 

 

Assuntos Relacionados

Comentários

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *