Se você está pensando em começar com o seu próprio ateliê e seguir o ramo da costura, precisa ter em mãos os materiais para produzir uma modelagem de vestuário.
Estar preparado e contar com bons utensílios são coisas essenciais para produzir modelos de qualidade e com ótimo caimento.
O conjunto básico pode desprender certo investimento, mas o preço unitário de cada coisa não é elevado e muitos dos materiais para produzir uma modelagem de vestuário você provavelmente já deve ter em sua casa.
Veja os materiais para produzir uma modelagem de vestuário
Trouxemos uma listinha com os principais materiais para produzir uma modelagem de vestuário que você irá precisar:
- Alfinete. Dê preferência para o modelo niquelado nº29 ou aqueles mais clássicos, com as cabecinhas redondas e coloridas.
- Tesoura. Pense bem antes de fazer esse investimento! Uma tesoura para corte e costura deve ser bem afiada.
- Borracha. Deve ser bem macia, isso evita de amassar o papel tentando apagar os traços incorretos.
- Caneta esferográfica. Será para fazer as linhas e as anotações, precisando escolher uma marca que não solte muita tinta de uma vez.
- Caneta hidrográfica. Esta caneta é usada para diferenciar os tamanhos dos moldes e destacar as linhas. Tome cuidado para não manchar nada!
- Cola. Este material tem várias utilidades, podendo ser líquido ou em bastão.
- Alicate de Pique. Serve para marcar os piques no contorno dos moldes. É um equipamento opcional, pois você pode realizar os cortinhos com uma tesoura, mas é bem interessante optar por ele.
- Clips. Dá para fixar a roupa de forma fácil e relativamente resistente.
- Carretilha. Ideal para fazer cópia entre dois modelos na modelagem.
- Fita Métrica. Quanto mais graduado, melhor!
- Esquadro. Caso você não saiba do que se trata, é aquela régua triangular. Tenha de diferentes tamanhos.
- Furador. Ideal para furar os papéis e marcar os locais para bolsos, botões, etc.
- Lápis. Dê preferência para a espessura HB.
- Papel Carbono. O papel carbono é uma ótima maneira de fazer moldes iguais.
- Papel de Seda. Este papel tem transparência, também sendo uma possibilidade de cópia de modelos.
- Régua comum. Dê preferência para as transparentes.
- Régua cava. Ótimo utensílio para fazer decotes.
- Régua curva: As curvas são maiores, sendo mais adequado para desenhar os quadris.
Busque materiais que sejam de qualidade, isso fará toda a diferença! Uma régua que não seja bem graduada ou uma tesoura que não corte com precisão irão comprometer todo o resultado da peça, por exemplo.
Materiais para produzir uma modelagem de vestuário: onde comprar?
Muitos dos materiais para produzir uma modelagem de vestuário podem ser comprados em papelaria ou até mesmo em grandes mercados que trabalhem com essa seção.
Outra opção é pela internet, onde você provavelmente encontrará produtos mais baratos, mas há a desvantagem de demorar alguns dias para chegar.
E, obviamente, há as casas de costuras também. O interessante é que você já pode fazer uma compra só e adquirir os tecidos. Os atendentes também poderão te dar várias dicas sobre os melhores materiais e como usá-los (isso faz toda a diferença).
Precisa de curso para aprender a fazer os moldes e costurar?
Muitas pessoas já sabem costurar e até mesmo fazer uma ou outra peça de roupa, mas se você quer atuar no ramo da costura para valer é essencial que você aposte em um treinamento profissionalizante.
Existem diversas técnicas, dicas e métodos que devem ser aprendidos para que você realmente consiga produzir as suas roupas no papel e passá-las para a realidade.
A nossa dica é conhecer a Maximus Tecidos, um ateliê renomado que oferece cursos de costura para te auxiliar. Está com os materiais para produzir uma modelagem de vestuário em mãos? Então vamos começar!
✅ Matrículas Abertas Curso MODELISTA PROFISSIONAL Certificado pelo MEC através da FBr: Aperte Aqui!