Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Sustentável, veja 6 roupas feitas com algodão orgânico

Para você que gosta de ser sustentável, veja 6 roupas feitas com algodão orgânico que podem ser melhores do que os convencionais, uma vez que não são utilizadas pesticidas e agrotóxicos, diminuindo os danos ao ser humano e ao solo. Há algum tempo a sustentabilidade ultrapassou os limites do imaginário e chegou a nichos bem […]

Para você que gosta de ser sustentável, veja 6 roupas feitas com algodão orgânico que podem ser melhores do que os convencionais, uma vez que não são utilizadas pesticidas e agrotóxicos, diminuindo os danos ao ser humano e ao solo.

Há algum tempo a sustentabilidade ultrapassou os limites do imaginário e chegou a nichos bem pertinho do nosso alcance, como a moda.

Com a crescente insatisfação da agricultura convencional, que proporciona alimentos que podem ser prejudiciais à saúde do ser humano, passamos a nos perguntar: e os produtos agrícolas que são para a confecção de roupas, como por exemplo o algodão?

O algodão pode não ser comestível, no entanto a sua plantação de maneira convencional pode causar alguns danos à saúde, por isso muitas pessoas estão optando pela opção sustentável, veja 6 roupas feitas com algodão orgânico.

Foto: Reprodução Pinterest

O que é algodão orgânico

Se você ainda não sabe o que é algodão sustentável, acompanhe esse texto para saber o que é, quais as vantagens e benefícios de se optar por esse tipo de tecido.

Produções convencionais de algodão podem ser bastante agressivas para o meio ambiente, aos agricultores, aos animais, pois são as que mais fazem uso dos agrotóxicos no mundo.

Por se tratar de um produto que não tem finalidade comestível, a maioria pensa que não existe problema em turbinar a dose de pesticidas, no entanto isso faz com que mais ou menos 250 mil agricultores ficam adoecidos anualmente.

O algodão orgânico é uma alternativa para a diminuição do impacto ambiental. Estudos fazem um comparativo da produção convencional e a produção do algodão orgânico.

A forma orgânica de produção reduz significativamente o consumo de emissão de gases, água, eutrofização, acidificação e energia primária. Pode concluir-se que a produção orgânica de algodão colabora 46% menos para o aquecimento global.

Vantagens em relação ao algodão tradicional

A produção de algodão orgânico consegue preservar a saúde do solo, em razão da utilização do sistema que faz rotação de culturas, o que descarta a necessidade de usar fertilizantes sintéticos, o que por si, já reduz o consumo da água.

Não utiliza pesticida, pois se combatem as pragas com a inserção de outras espécies de plantas, mais atraentes e benéficas para os insetos; ervas daninhas são tiradas manualmente, desprezando de vez os agrotóxicos.

Com todo esse trabalho manual, é necessária mais gente trabalhando, ou seja, a produção orgânica, por si só acaba gerando mais emprego e capacitando de melhor forma os trabalhadores.

O algodão orgânico no Brasil

No Brasil, a produção orgânica não só de algodão, mas da agricultura como um todo vem cada vez mais ganhando espaço no mercado. E assim como qualquer plantio orgânico mundial, garantem benefícios ambientais, econômicos, além de manter a ética com questões trabalhistas.

Roupas Orgânicas

Agora que você compreendeu que existem uma produção apenas de tecido sustentável, veja 6 roupas feitas com algodão orgânico que você pode comprar e ajudar não só a você, como o meio ambiente inteiro.

  • Camiseta
  • Calça
  • Vestido
  • Shorts
  • Camisas
  • Bermudas
Foto: Reprodução Pinterest

Existem inúmeras peças de roupas que são fabricadas no algodão orgânico, ou seja, você pode começar a trocar seu guarda roupa e gradualmente e substituindo peças tradicionais pelas orgânicas, de forma que você mude seu estilo de vida e seja mais sustentável.

Agora que você já sabe como é importante o tecido sustentável, veja 6 roupas feitas com algodão orgânico acima e aposte em substituir as suas roupas tradicionais, o meio ambiente agradece!

Assuntos Relacionados

Comentários

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *