Tecido Viscose: Conheça os Benefícios e as principais roupas que você pode Costurar com Viscose


0

Oi gente, tudo bem com vocês? Eu sou a Camila Nishida e nesse post a gente vai falar sobre o Tecido Viscose. Você vai aprender quais peças dá para fazer com este tecido, como identificar uma viscose de qualidade, em quais ocasiões usar e muito mais.

Se preferir, acompanhe este conteúdo por vídeo. É só dar o play aqui abaixo:

QUAIS OS BENEFÍCIOS DO TECIDO VISCOSE

A viscose é um tecido muito fresquinho e leve. É considerado o queridinho das brasileiras porque combina com o clima tropical e é ideal para fazer roupas de verão. 

Este tecido vai muito bem para roupas de verão porque é muito fresquinho, muito leve e que transpira. Não é aquele tecido que retém calor e que fica grudando na pele. É ótimo para aqueles dias muito quentes e principalmente para pessoas que moram em regiões que fazem muito calor.

Existe uma infinidade de peças que é possível fazer com o tecido viscose: calças, vestidos, blusas, camisas e várias outras peças com um caimento bem soltinho.

Maximus Tecidos tecido viscose maximus tecidos Clube da Costureira 600x300

Conheça todas as opções viscose no site da Maximus Tecidos!

COMO É FEITO O TECIDO VISCOSE?

  1. A madeira é picotada até virar uma polpa, que fica em formato de folha. Dessa polpa, é extraída a celulose.
  2. Depois, a celulose é dissolvida em produtos químicos, se transformando em um líquido parecido com o mel.
  3. Esse “mel” é despejado por bicos superfinos para ser tratado com ácido.
  4. No ácido, o líquido se transforma em fibras mais sólidas. Essas novas fibras são o que chamamos de VISCOSE.
  5. A viscose passa por uma fieira, um componente dessas máquinas que criam filamentos.
  6. Por último, os fios são cortados e ficam parecidos com tufos de algodão, prontinhos para serem enviados às fábricas de tecido. 
  7. Como essas fibras não são muito resistentes, é super normal que elas amassem. Como é o caso dos tecidos de algodão e da própria viscose.

A VISCOSE PODE TER VÁRIAS COMPOSIÇÕES:

A viscose pura tende a ser a mais fresquinha de todas, mas o viscolinho por unir linho e viscose também é. Quando se trata da viscose com poliéster (poliviscose), o tecido pode ter várias proporções… Pode ter mais viscose e menos poliéster, o que vai tornar o tecido bem leve e fresco. Ou ter mais poliéster na composição, e por isso ser um pouco mais quente, mas em contrapartida amassa menos. 

Maximus Tecidos tecido viscose maximus tecidos Clube da Costureira 600x300
Tecido 100% Viscose da Maximus Tecidos
Maximus Tecidos tecido viscose maximus tecidos Clube da Costureira 600x300
Tecido Poliviscose da Maximus Tecidos

Uma dica importante tanto para você que é costureira, estilista que quer fazer uma roupa com viscose e comprar o tecido, quanto você que vai comprar uma roupa direto na loja, é observar a composição e ver se o tecido é 100% viscose ou se tem algum outro componente, como o linho ou poliéster.

O tipo de composição influencia muito na textura do tecido. Uma viscose que tem poliéster normalmente vai ser um pouco mais grossa e mais pesada, não terá transparência e não vai amassar com tanta facilidade. 

Já um viscolinho, por exemplo, traz uma textura que lembra muito o linho. A viscose comum é toda lisa e muito leve, já o viscolinho tem uma textura diferente com a trama mais evidenciada e um caimento levemente mais estruturado.

Maximus Tecidos tecido viscose maximus tecidos Clube da Costureira 600x300
Tecido Viscolinho da Maximus Tecidos

Conheça todas as opções viscose no site da Maximus Tecidos!

POR QUE A VISCOSE AMASSA?

Quem gosta de usar viscose não se preocupa com ela amassar, mas tem quem evita comprar roupas com este tecido porque fala que amassa muito. Realmente é um tecido que amassa por causa da sua composição. 

A viscose é considerada uma fibra artificial e não natural. Ela vem da polpa da madeira, mas passa por um processo químico até se transformar em fios de viscose. Justamente por ter essa procedência é que existe a característica de amassar. 

Por mais bem passada que a roupa seja, quando você sentar ou encostar em algum lugar, é inevitável que o tecido amasse um pouco. No entanto, é um tecido fácil de manusear e de passar, então isso não se torna um motivo para deixar de usar uma roupa de viscose. 

Além disso, esse amassadinho traz um charme para a peça. Uma roupa de viscose, se bem costurada com um tecido de qualidade e com uma modelagem bonita, fica maravilhosa e super confortável.

QUAL O TIPO DE VISCOSE QUE NÃO AMASSA?

Os tecidos de viscose que apresentam poliéster na composição, não amassam com tanta facilidade.

Então para você que costuma ficar um pouquinho longe da viscose porque não gosta de passar roupa, optar por uma viscose que tem uma quantidade boa de poliéster na composição vai te ajudar.

Maximus Tecidos tecido viscose maximus tecidos Clube da Costureira 600x300
Foto: Pinterest

PRECISA MOLHAR A VISCOSE ANTES DE COSTURAR?

Em um tecido de viscose estampado pode haver um contraste de cores. Ou seja, ter cores claras e cores escuras. Para preservar melhor as estampas do tecido é recomendado colocar esse tecido de molho por alguns minutos em água com sal.

Coloque a quantidade de água necessária para cobrir o tecido e algumas colheres de sal (o suficiente para você fazer uma salmoura). O sal age no tecido segurando mais a cor. 

Isso não significa que o tecido não vai desbotar nada ou nunca, porque isso também depende da forma como você faz a lavagem e cuida desse tecido ao longo do tempo. No entanto, este truque já ajuda a conservar melhor as cores. 

Eu costumo fazer isso com as minhas roupas de viscose na primeira lavagem. Muitas vezes a gente compra o tecido ou compra uma roupa de uma cor mais escura e acontece de desbotar um pouco, isso é normal e não significa necessariamente que essa peça não tem qualidade.

O cuidado na lavagem das roupas é muito importante. Alguns princípios são básicos e devem ser seguidos, como nunca misturar roupas escuras com roupas brancas. Isso evita algumas manchas que você não quer que aconteça.

QUAIS ROUPAS FAZER COM O TECIDO VISCOSE?

As roupas de viscose sempre vão ser bem soltinhas, leves, muito frescas e gostosas de usar no verão. 

Por exemplo, se você for fazer um vestido ele vai ficar mais soltinho no corpo. Não vai dar certo fazer um vestido tubinho, embalado a vácuo de viscose. Até porque a leveza do tecido é a característica principal da viscose.

Maximus Tecidos tecido viscose maximus tecidos Clube da Costureira 600x300

Você também pode fazer camisas de viscose. Elas ficam mais soltinhas, com um ar mais casual, mais despojadas. É uma camisa perfeita para aquele estilo de pessoa que não gosta de nada prendendo no corpo. A camisa de viscose fica diferente daquela camisa clássica tradicional de tricoline, justamente por ter esse caimento mais leve e soltinho.

Maximus Tecidos tecido viscose maximus tecidos Clube da Costureira 600x300
Foto: Pinterest

Existe também a possibilidade de fazer calça de viscose. É uma peça ideal para quem gosta de uma roupa mais confortável para ficar em casa ou para um look mais casual. Você pode fazer uma calça no modelo pareô, por exemplo.

Maximus Tecidos tecido viscose maximus tecidos Clube da Costureira 600x300
Foto: Pinterest

QUAL FORRO USAR PARA ROUPAS DE VISCOSE?

Dependendo da viscose que você compra pode ser que ela tenha um pouquinho de transparência. Por isso, nas peças de baixo, como saias, calças e bermudas, o ideal é usar um tecido de forro. 

Você pode usar de forro uma cambraia de algodão, a própria viscose ou até uma malha helanca ou malha segunda pele e helanquinha. 

O problema de usar um forro de helanca é que se você fizer ele muito comprido – no caso de um vestido longo, por exemplo – vai ficar bem quente e tirar todo aquele frescor que a viscose traz. Se for um forro mais curtinho, não tem problema.

É bom levar isso em consideração porque às vezes você acha que vai estar fazendo uma peça super fresquinha de viscose, mas se colocar um forro muito comprido de helanca a peça fica bem quente.

Outros tecidos, como uma cambraia bem levinha de algodão ou a própria viscose, funcionam super bem para forro tanto para parte de baixo quanto para fazer a parte de cima mais estruturada. Se você não quer entretelar e acha que ficou muito fininho, não deu um acabamento do jeito que você gostaria, dá para usar uma cambraia de algodão no forro para deixar um acabamento mais estruturado.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE VISCOSE?

A maioria dos tecidos disponíveis no mercado possuem algumas variações na composição que influenciam na sua textura e caimento. 

O nome da melhor viscose é viscose rayon. Ela tem algumas estrias na diagonal, que é o que chamamos de rayon. Esse efeito dá um charme a mais no tecido. 

Maximus Tecidos tecido viscose maximus tecidos Clube da Costureira 600x300
Tecido Vicose Rayon da Maximus Tecidos

Esse tipo de viscose é um pouco mais encorpada que a viscose comum e mais cara. Não vai ser uma variação de valor muito grande, mas existe a diferença por ser mais encorpada e ter mais qualidade. 

A viscose lisa tradicional pode ser mais levinha com menos fios, como pode ser mais encorpada com mais fios. Já a rayon dificilmente vai ser muito levinha e transparente. 

A viscose rayon não necessita de forro. A não ser que você queira fazer o acabamento embutido ou algo nesse sentido. Ou então quando se trata de um tecido com cores bem claras. 

Além da viscose lisa tradicional, também temos opções de viscose com um leve brilho acetinado.

Conheça todas as opções Viscose Rayon no site da Maximus Tecidos!

COMO SABER SE A VISCOSE É BOA?

Existem opções de viscose de preços bem baixos até preços mais altos. No entanto, a diferença da qualidade com certeza é nítida e o preço reflete nisso. 

Uma viscose que é bem mais leve ou uma blusinha de viscose que é quase transparente, sempre vai ser mais barata do que uma peça ou um tecido de viscose mais encorpada e de mais qualidade.

Além disso, o valor também pode ser de acordo com a forma com que o tecido foi estampado. Quando a viscose tem a estampa no fio tinto, ou seja, o próprio fio do tecido foi tingido para construir aquela estampa, ela é mais cara. Até porque o tecido fica muito mais bonito. 

Na viscose comum é possível encontrar uma infinidade de estampas com muitas cores. Por se tratar de um tecido de verão, as estampas são as mais variadas: floral, poá, listras e estampas bem coloridas. 

Quando a estampa é bem viva no tecido, provavelmente o tecido vai ser mais caro porque ele passou por um processo para ter uma estampa com mais qualidade. Geralmente quando o tecido é mais baratinho a estampa é mais apagada. 

Maximus Tecidos tecido viscose maximus tecidos Clube da Costureira 600x300
Tecido Viscose Floral da Maximus Tecidos

Uma roupa de qualquer tecido, se você vê uma diferença de preço muito grande, é importante avaliar as características para encontrar o motivo de ser mais cara ou mais barata.

O TECIDO VISCOSE É IDEAL PARA QUAIS OCASIÕES?

A viscose é um tecido super versátil que vai muito bem na moda casual. Você pode soltar sua criatividade na hora de costurar uma roupa de viscose. 

Esse tecido só não é adequado para ambientes mais formais, como um casamento por exemplo. O dress code da moda festa tem um código de vestimenta já estabelecido há muitos anos. Os tecidos para vestidos de festa possuem características muito diferentes da viscose, como é o caso dos tipos de crepe e zibeline

Maximus Tecidos tecido viscose maximus tecidos Clube da Costureira 600x300
Foto: Pinterest
Maximus Tecidos tecido viscose maximus tecidos Clube da Costureira 600x300
Foto: Pinterest

Eu particularmente adoro a viscose! Se você também gosta e tem várias roupas de viscose, escreva aqui nos comentários. Me conta o que você acha desse tecido e se você gostou desse conteúdo. 

Um beijo. 


Like it? Share with your friends!

0
Camila Nishida
Oi gente! Aqui quem fala é a Camila Nishida, apaixonada por moda, estilos e tendências que mantém a nossa identidade. Sou apresentadora do Canal da Maximus Tecidos Finos no YouTube, onde busco trazer a essência de cada tecido de um jeito único para que você aprenda cada vez mais sobre o universo têxtil. Psicóloga de formação, tive meu coraçãozinho arrebatado pelo Junior e pelo mundo da moda!

4 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Olá Camila, achei maravilhosa sua matéria sobre viscose, amoooo, foi muito esclarecedora, mas tenho dúvidas em relação ao encolhimento do tecido,pois trabalho vendendo tecidos e gosto de orientar o cliente sobre a manutenção e qualidade do tecido que estou vendendo, muito obrigada por passar seu conhecimento para quem quer aprender

  2. Oi Camila muito prazer em te saudar, mas também quero fazer extensivo para toda a equipe da Máximos Tecidos. E quero dar meus mais grandes e sinceros “PARABÉNS” por essa excelente labor que vcs estão fazendo ao valorizar, enaltecer e demonstrar que o ofício da costura não e um simples artesanato como muita gente acha que e. Sem desmerecer o ofício nem o produto dos artesão, tudo o contrário e precisamente isso que gostaria que as pessoas mudassem na sua concepção e que entendessem que esto e uma profissão admirável e tão valiosa como qualquer outra, que também requer de estudos, que tem toooda uma ciência por trás e que as pessoas que a exercem são tão admiráveis como un cientista, ingeniero ou arquiteto. Obrigado pelo teu trabalho e o trabalho da tua equipe, trabalho a 28 anos na área da costura (dos 14 anos de edade) e agora estou para me formar como Designer de Moda e dia a dia vejo e sento como nós os que costuramos, somos mal tratados e menosprezados pela propia indústria, para a qual nós somos o que fazemos acontecer tudo, porque de que vale ter o melhor Designer, o melhor Modelista e o melhor cortador se não tem quem costure. Más que bom e que alegria que tem pessoas como vc e tua equipe para nós demonstrar que somos importantes e valiosos. Tomara que esse tua mensagem chegue muito longe aqui no Brazil inteiro e mais além , para o mundo todo. Eu sou Venezuelano tenho quasse 7 anos aqui no Brasil (agora em São Paulo) lutando nesta profissão e com muita fé de que coisas grandes vão a acontecer na minha caminhada por aqui . Muito obrigado e muito sucesso…